Diversidade e Festa dos estados na escola


Neste último bimestre, numa das escolas em que trabalho, em Brasília, o tema transversal foi a diversidade. Para ilustrar a diversidade, foi organizada uma linda festa cultural, que ocorreu na última sexta-feira, mostrando a diversidade dos estados do Brasil.
Em aproximadamente  8 milhões e seiscentos mil quilômetros quadrados, temos estados com diferentes situações climáticas e com diferentes tradições. 
Na festa, cada turma, orientada por um ou mais professores,  organizou uma "barraca", na realidade um box, como os das feiras de exposições, ornamentado com motivos ligados a um dos estados do Brasil. Escolhi o Rio Grande do Sul, que é meu estado natal.
Havia comidas típicas dos diversos estados. Por exemplo, na barraca do Rio Grande do Sul, foi vendido arroz carreteiro, prato feito com arroz e charque (carne seca) e polenta, prato feito com farinha de milho. Minha colega ofertou ainda como brinde um doce  Na barraca de Santa Catarina, também um estado da região sul, foi vendido churrasco em espetos e bolos com frutas chamados cucas, muito comuns na região sul.
Em determinado momento da festa, houve apresentações culturais, com notícias informativas sobre os estados e danças típicas do lugar. Na barraca do Rio Grande do Sul não foi diferente. O educador social Daniel, voluntário que trabalha na escola, ensaiou a música que fala em "Churrasco e bom chimarrão".
A propósito, este educador trabalhou também como DJ na festa.
Durante toda a tarde, os alunos, professores e funcionários e os familiares confraternizaram nesse ambiente alegre e saudável.
Vamos agora para as provas do bimestre e chegaremos ao quarto e último bimestre do ano.
Alguns momentos da festa estão nestas fotos abaixo. 

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta