Fake news


No conteúdo do bimestre, eu havia selecionado "fake news".
Mas ainda não havia pensado em como aplicar esse conteúdo.
A professora estagiária que estava assistindo a minhas aulas propôs ministrar algumas aulas sobre leitura de textos e tive a ideia de conferir a ela o trabalho sobre fake news.
As aulas apresentaram algumas histórias já conhecidas como falsas e duas notícias que deveriam ser julgadas como verdadeiras ou falsas - uma em que soldados iraquianos teriam tirado bebês das incubadoras e levado esses equipamentos, deixando os bebês morrerem no chão, e outra em que alguns soldados teriam crucificado uma criança pequena, que também teria morrido.
As notícias eram distribuídas por quatro grupos de alunos, uma para cada dois grupos, para que julgassem a veracidade ou não.
Depois, deviam apresentar o resultado de sua análise perante toda a classe.
Nesse momento, a professora revelou que as duas notícias eram falsas e enfatizou a necessidade de ter responsabilidade ao propagar uma notícia e espírito crítico para julgar a veracidade de uma notícia.
Para ilustrar isso, apresentou uma pequena dinâmica, em que, numa fila indiana, a última pessoa da fila faz um gesto que apenas a pessoa a sua frente pode ver. Essa pessoa repete o gesto, passando-o à próxima pessoa na fila e assim por diante. Foi impressionante a modificação que o gesto sofreu até chegar à frente.
Moral: procurar sempre a verdade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta