Primeiro bimestre


Neste bimestre, temos como tema transversal a sustentabilidade, nas duas escolas em que leciono.
Em Língua Portuguesa, um dos textos lidos foi um relato de memória da autora Regina Horta Duarte.
Ela conta:
"Um marco decisivo da minha passagem da infância à adolescência foi a derrubada do jardim de minha casa, em 1977. Apesar de absorvida pelas inquietações da puberdade, assisti com tristeza às obras que meu pai empreendeu para construir uma garagem.
 O jardim tinha sido meu lugar preferido. Menina excessivamente tímida, utilizei-o como ponto estratégico de observação da rua e do mundo exterior. Em segurança, pratiquei ali o exercício da curiosidade. Explorei o mundo subterrâneo das minhocas e formigas, colecionei joaninhas para depois libertá-las e aguardei beija-flores. Investiguei folhas e sementes, secando-as para marcar as páginas prediletas dos livros de Monteiro Lobato. (...)"
Alguns alunos, além de ler o texto e responder a perguntas para compreensão, desenharam um jardim.
Além de ler esse texto, os alunos do 7º ano assistiram também ao filme "O jardim secreto", em que uma menina replanta, com a ajuda de um amigo, um jardim que estava fechado há muitos anos.
Dessa forma, observaram a história de dois jardins: um deles foi destruído, outro revitalizado.
Neste filme, observa-se também o companheirismo com um menino cadeirante, que, ao conhecer o jardim, aprende a andar, com a ajuda dos amigos.
Há aí uma ligação com a valorização da educação inclusiva, que é lembrada neste início de março aqui no DF.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada