Visita à Biblioteca Nacional

Já no segundo semestre do ano, a nova escola em que estou lecionando, o CEF 1, visitou a exposição Eu leitor, na Biblioteca Nacional.
A exposição une a  arte à leitura e apresenta várias salas com decoração e instalações ligadas à leitura e escrita.
Logo na entrada, alguns painéis mostram a história da escrita e da imagem.
Numa sala uma instalação recriou como obra de arte muitos tubos de ensaio que foram pintados e iluminados tendo ao centro um piano. O conjunto lembra uma gruta de cristal luminoso.
Um corredor mostra portas com olhos mágicos por onde se podem admirar vídeos sobre diversas obras literárias, de Vidas secas a D. Quixote.
Uma sala de jantar te uma grande mesa com louça saída da história de Alice no país das maravilhas e os alunos sentaram-se em volta da mesa, como para tomar chá com a personagem. No chão um tapete lembrando as Mil e uma noites e na parede ilustrações retiradas do mesmo livro de Alice.
No ambiente seguinte, bem escuro, esferas luminosas com nomes de poetas e escritores que já se foram parecem estrelas no céu. A poesia e os poetas vivem cada vez que os lemos.
Uma sala de leitura com redes apareceu a seguir e ali descansamos por alguns minutos.
Em lugar de registrar a presença num livro, deixamos nossos nomes num grande quadro negro, ao lado do qual uma janela com grades mostrava a Esplanada dos Ministérios, com o prédio do Congresso ao fundo.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta