Escrita - muito prazer: resultado da segunda etapa



Estamos já divulgando o resultado da segunda etapa do corcurso de crônicas Escrita - muito prazer, que está sendo realizado com os 9ºs anos.  Os alunos selecionados pela comissão julgadora, composta pelos professores Alice, Daniel e Euler, juntamente com a professora Celina, são os seguintes:

Ketruen -  9º ano A - Crônica "A vida na adolescência";
Marcos Gabriel - 9º B - Crônica "Um minuto".

Vejam as crônicas finalistas desta etapa:


A vida na adolescência
                Carla é uma garota comum, apenas mais uma garota no mundo; mas um detalhe: ela está na adolescência. Se a adolescência é o que ela esperava? Óbvio que não. Quando pequena, ela na verdade nem pensava nessa coisa horrível chamada adolescência. Para ela, essa tem sido a pior fase de sua vida; mas é claro que é normal para um adolescente pensar isso.
                Adolescência, onde tudo começa, onde você tem experiências novas e, se você não sabe por que os adolescentes detestam essa fase, a explicação está aí. Pense, eles nunca experimentaram nada disso; são tantas coisas acontecendo, tantos sentimentos que até pouco tempo atrás eram desconhecidos, mas que agora fazem parte de sua rotina diária.
                É um começo interminável, é um coração partido, é uma decepção, é uma tristeza profunda que chega do nada para tirar você do chão, fazendo você apenas querer desaparecer dali, daqui, de qualquer lugar. É uma certa carência, um certo desconforto consigo mesmo e com os outros ao seu redor, é um sentimento enorme de “autoinsuficiência”, são tantas coisas ...
                Mas é nesta fase que você cometerá muitos erros, você irá quebrar a cara mil vezes, mas no final você saberá o que é melhor para você – o emprego que você quer ter, quem você quer do seu lado ou a mil quilômetros de distância, as coisas que realmente importam na vida, dentre outras escolhas.
                Essa é Carla, uma garota comum, apenas mais uma garota no mundo. Ultimamente as coisas têm andado difíceis para ela, mas ela não desanima, pois sabe que isso é apenas uma fase, onde ela está começando a construir sua vida, pois sabe que ainda virão muitas outras coisas para ela conhecer, aprender e viver.

                                                                                                          Kethruen – 9º ano A



Um minuto

                Ele acorda, se levanta meio sonolento. Sua cabeça está a mil. O mau-humor toma conta, a ira e o ódio correm em suas veias. O mundo não faz sentido, ele se sente preso, quer se libertar. Não fala com ninguém e se isola.
                Mas em um minuto tudo muda, o mundo ganha cor e ele exala felicidade.
                Isso não é normal? Pelo contrário, é a coisa mais normal do mundo. Ele está passando pela confusa fase da adolescência.
                A adolescência é um período que dura entre os doze e os dezoito anos, período de transformações psicológicas, físicas e comportamentais. Hormônios enchendo a paciência. É uma das fases mais complicadas, as dúvidas começam a preencher a cabeça, o sentimento de que todos estão errados, ninguém sabe de nada. Mas, como dizem, é apenas uma fase.
                Sendo uma fase, não temos que nos preocupar, certo? Errado, é nesse período que temos que dar mais atenção aos adolescentes. A ajuda dos pais ou de um terapeuta, alguém para conversar é essencial. A conversa é uma forma de aliviar as tensões naturais dessa fase da vida. Por outro lado, a falta de diálogo pode trazer problemas, faz o jovem procurar outra saída. Infelizmente, essas saídas, na maioria das vezes, acabam sendo as drogas.
                Outra característica da adolescência, aliada às mudanças psicológicas, são as mudanças físicas. O corpo começa a se desenvolver e vontades surgem. Qual a solução para os problemas que aparecem? Sinceramente, não sei.
Vamos aproveitar a fase da adolescência enquanto temos tempo. Só precisamos de um apoio para que esse período não seja mais complicado.
                No fim, tudo passa. Esse período vai passar.

                                                   Marcos Gabriel, 9º ano B

Comentários

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta