Sarau literário



Sarau literário é uma reunião cultural, que ocorre geralmente à noite ou no final da tarde. O nome origina-se do mesmo vocábulo latino do qual vem a palavra "serão", que é o trabalho realizado à noite.
Na última sexta-feira, dia 13 de maio, à tarde, realizou-se na escola o primeiro sarau literário do CEF 04 de Brasília. Naquele dia, os oitavos anos (meus alunos) homenagearam os poetas Mário Quintana e Cora Coralina, que viveram no século XX.
A propósito, foi apresentada música instrumental e vocal e poesia dos poetas e também dos alunos, partindo dos poemas dos autores homenageados, além de serem lidas as biografias desses autores e mostrados slides da cidade de Goiás Velho, onde nasceu Cora Coralina e de Porto Alegre (Casa de Cultura Mário Quintana), onde morou o poeta em algumas temporadas.
A apresentação, na sexta-feira, foi feita em forma de entrevista, em que o monitor Paulo (psicólogo lotado na escola) entrevistou a professora Celina, professora de Língua Portuguesa dos oitavos anos.
A escola esteve lindamente ornamentada a começar da entrada. Foram expostos poemas de Cora Coralina e de Mário Quintana ilustrados pelos alunos. Houve folder e lembrancinhas.
No final da apresentação, apontando para o que viria no dia seguinte, dois alunos do nono ano lembraram a vida de Carlos Drummond e Cazuza.
A programação continuou, com a homenagem aos poetas Carlos Drummond de Andrade e Cazuza, no sábado 14 pela manhã, com apresentações dos nonos anos (alunos da professora Alzira).
Na sexta-feira pela manhã houve um momento de homenagem às mães, pelos sextos anos e sétimos anos.
Toda a programação fez parte da Semana de Educação para a Vida.
Lembremos, de Mário Quintana:

Os poemas

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti…















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta