Camões épico

As turmas do primeiro ano estão apresentando trabalhos sobre o classicismo português e seu maior autor - Camões.Vejam este trabalho sobre a obra épica de Camões.

                  Luís Vaz de Camões é considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. As informações sobre ele são relativamente escassas e pouco seguras. A própria data de seu nascimento, assim como o local, é incerta. Foi comparado a grandes nomes da literatura como Virgílio, Dante, Cervantes e Shakespeare.
                  O épico camoniano tem como objetivo enaltecer o povo português, por seus heroicos feitos de guerra, conquistas e descobrimentos.
                   A palavra épico vem do grego epos e significa narrativa, recitação.
                   Alcançou a glória ao escrever "Os Lusíadas", longo poema épico publicado em 1572, que reflete toda a história e cultura de Portugal, usando Vasco da Gama como herói. Na época, foi considerado o grande poema épico nacional.
                   Camões relata a viagem de Vasco da Gama, tomando-a como pretexto para a narração da história de Portugal. No poema ele exalta a expansão portuguesa, conduzida nos padrões da monarquia, a favor das classes dominantes.
                                               Rota do caminho marítimo para as Índias

                    Camões recorre aos deuses mitológicos que estarão presentes na viagem de Vasco da Gama, envolvendo os protagonistas das viagens em vários episódios marcantes.
                    Toda a obra de Camões influenciou a posterior literatura portuguesa, de forma particular durante o Romantismo, criando muitos mitos ligados à sua vida.
                     Dividido em 10 cantos, "Os Lusíadas" possui 1102 estrofes, num total de 8816 versos, todos decassílabos. Esses dez cantos são divididos em cinco partes:
a) proposição: resumo do assunto abordado na obra;
b) invocação: pedido do autor para que uma divindade o inspire, no caso as Tágides, ninfas (entidades imaginárias) que habitavam o rio Tejo;
c) dedicatória: dedica a obra ao rei de Portugal, D. Sebastião;
d) narração: corpo do poema;
e) epílogo: fechamento do poema.
                    O nome "Os Lusíadas" é essencial para mergulhar na alma deste poema épico. O nome já indica que a narração se dá em torno dos lusos. São eles que mobilizam a história a ser contadas em dez cantos. Cada um deles funciona como um capítulo de um romance. O conjunto conta a história de Portugal, principalmente as glórias de navegadores, como Vasco da Gama e histórias dos reis lusos.
O poema apresenta também a luta mitológica entre a deusa Vênus, que protege os portugueses, e Baco, que não se cansa de criar dificuldades.
                    O poeta, para atingir seu objetivo, pede inspiração às Tágides, as ninfas do rio Tejo, e dedica a epopeia a Dom Sebastião, rei de Portugal quando o poema foi publicado. Há episódios antológicos da história portuguesa na narrativa como os de Inês de Castro, Velho do Restelo, Gigante Adamastor e Ilha dos Amores. Na última parte, o poeta se mostra desiludido com a pátria, antevendo a decadência de Portugal.
                                                                      Caravela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta