Coesão - pronomes oblíquos


No artigo anterior, vimos o uso de pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele, nós, vós, eles.
O uso adequado desses pronomes, pode evitar repetições e melhorar a coesão do texto. Deve-se também cuidar para evitar seu uso, se for desnecessário.
Por exemplo,  vamos observar o período: "Leciono no CEF 08." Aqui não é necessário utilizar o pronome "eu", já que, pela forma verbal é possível deduzir o sujeito "eu".
Já em  "É necessário que eu venha pela manhã.", a forma verbal vale para a primeira e para a terceira pessoa, sendo necessário o uso do pronome para tornar claro o período.

Entretanto, quero tratar aqui dos pronomes pessoais oblíquos me, mim, te, ti, se, si, o(s), a(s),lhe(s), nos, vos. Eles podem muitas vezes ser utilizados para retomar termos mencionados anteriormente, melhorando a coesão.

Vejam o exemplo: "Minha mãe esteve hoje na escola. Eu lhe havia falado da reunião de pais para entrega do boletim."
Neste exemplo, o pronome pessoal oblíquo lhe refere-se ao termo "minha mãe", empregado anteriormente, evitando a repetição.

Utilize pronomes oblíquos para completar os seguintes períodos:

1 - Conheci a professora Celina na sexta-feira. Encontrei- ____ por coincidência no sábado num passeio.

2 - O candidato encontrou-me no shopping. Ofereci- ____ meu apoio.

3 - Joana sempre fala sobre seus pais. Conheci-_____    ontem na reunião escolar.

4 - Luísa tem uma pequena ave como mascote. Vi- ___ no quintal da casa de minha colega.

5 - Recebemos muitos livros no início do ano. Trazêmo-_____ sempre para a escola.

Comentários

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta