A África visitada por um brasileiro






Neste mês de novembro,em que se comemora o"Dia da Consciência Negra"no dia 20, a escola está ornamentada com dois murais, um elaborado com imagens pesquisadas pelos alunos denunciando o racismo e outro mural apresentando uma exposição de fotos colhidas pelo professor doutorando da UEG/IESA Elias Rodrigues da Silva em Moçambique, país do sudeste da África, no Projeto Missão Científica e Exploradora Maputo.
Em palestra às sétimas e oitavas séries, no dia de ontem, o professor mencionou aspectos de sua visita ao país, em que observou aspectos econômicos, sociais e culturais.
Relatou o palestrante que teve ocasião de presenciar a apresentação de danças típicas do país, observar o comportamento dos estudantes nas universidades - e notar que apresentam muita disciplina e vontade de estudar, ver as pessoas vendendo produtos em feiras e à beira de rodovias, verificar o preço exorbitante dos imóveis.
Um dos slides apresenta o porto de onde partiram os homens escravizados para o ocidente. De lá vieram alguns dos ancestrais dos brasileiros.
Finalizando a palestra, um slide associava à luta pela Consciência Negra toda a luta contra a opressão do homem pelo homem, e mostrava sobre o mapa da África a imagem do grande líder da luta contra o apartheid Nelson Mandella, que chegou a ser presidente da África do Sul.
Respondendo a questões dos alunos, o palestrante referiu que é Português a língua praticada em Moçambique, em razão da colonização por Portugal, e que as pessoas são muito amistosas com os visitantes de outros países, não exercendo discriminação contra os estrangeiros de qualquer origem ou raça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta