Muito estudo em 2014!

As férias agora se aproximam do final. Creio que todos descansaram bastante e estão ansiosos por voltar aos estudos. As aulas iniciam mais cedo, neste ano, porque teremos férias ou recesso na época da Copa do Mundo de futebol.
Que tal dedicar-se bastante ao estudo de Português neste ano? Sei que muitos passam longas horas fazendo cálculos de Matemática, Física e Química, mas estudam rapidamente as disciplinas ligadas a linguagens.
A linguagem é a base para a aprendizagem, o estudo, as provas. Você jamais entenderá qualquer disciplina ou se sairá bem em qualquer exame, se não se sair bem na leitura e compreensão de textos. 
E a redação não serve apenas para não ser eliminado nas provas. Ela demonstra como você se sai em comunicação escrita e na compreensão de um texto ou de um enunciado. Isto é, ela mostra em que nível você se encontra no domínio da linguagem.
Na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, a redação representa 50 por cento do total de pontos válidos na avaliação.
Para você aprender cálculos matemáticos, precisa praticá-los. Para aprender redação, terá de praticar redação. Deve escrever umas três redações por semana, pedir a um professor que as corrija e passá-las a limpo depois de corrigidas. A correção serve para aprender e não para atribuir nota. Assim, não só em redação, as provas devem ser relidas após corrigidas, para que resultem num aprendizado.
Outra observação que você deve fazer é a da forma de avaliação na Universidade ou Faculdade em que pretende se inscrever para fazer exame vestibular. Observe como são as provas, o peso atribuído a cada disciplina, se é possível concorrer com a nota do ENEM, para estar preparado no fim do ensino médio para concorrer a uma vaga e prosseguir seus estudos. Se houver peso maior em determinadas disciplinas, dependendo do curso que você pretende fazer, vale a pena estudar mais essas disciplinas, para aumentar sua pontuação.
O tipo de questões, a forma de avaliação utilizada também são pontos a serem observados. Se houver um fator de correção, em que uma questão errada diminua pontos obtidos nas corretas, é bom preparar-se para não "chutar", ou seja, não responder se não tiver uma ideia precisa do que está sendo perguntado e da resposta, porque, agindo assim, não haverá muitos pontos negativos.
Faça um planejamento neste início de ano, principalmente se já estiver no ensino médio e se já tiver resolvido o curso que pretende fazer e as instituições em que é possível se inscrever. Caso já esteja no terceiro ano, é hora de decidir já e preparar-se bem para a continuidade de seus estudos.
Bom ano letivo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta