Uso de acento indicativo de crase

Vou explicar hoje o uso de acento indicativo de crase com pronomes demonstrativos.
O acento grave indicativo de crase pode ocorrer com os pronomes demonstraativos aquele(s), aquela(s), aquilo, sempre que houve o uso da preposição a, ocorrendo então a contração dessa preposição com esses pronomes, como nos exemplos:

Refiro-me àquela escola do fim do quarteirão.
Dirigiu o olhar àquilo que estava no depósito - um amontoado de velhos papéis.

Nos dois casos, a preposição a está em contração com os pronomes demonstrativos - aquela, no primeiro período, e aquilo, no segundo.

Você pode perceber melhor o que acontece, se substituirmos os pronomes. É possível, assim, observar a preposição a antes do pronome. Veja:

Refiro-me a essa escola do fim do quarteirão.
Dirigiu o olhar a isto que estava no depósito (...).

Atividade sobre o uso do acento indicativo de crase
Fundamentando-se nas informações que recebeu no artigo anterior sobre o uso de acento indicativo de crase e estas que recebeu agora, utilize corretamente o acento grave indicativo de crase, quando for o caso, nos períodos seguintes:

Dirigiu-se a senhora que estava atrás dele na fila. Comentou sobre a etiqueta de preço aplicada as mercadorias no balcão. Tudo estava muito caro.
As segundas e quartas-feiras, tenho aula de inglês a noite. De quinta-feira a domingo não tenho nenhuma aula noturna.
Não me refiro aquele professor que chegou agora e sim ao que nos ministrará a próxima aula.
Encontrei no intervalo aquela colega com a qual tivemos aula no semestre passado e que se mudou de cidade. Ela me passou o endereço para que a visite quando for a Fortaleza.

Veja aqui o resultado do teste proposto ontem sobre pontuação.

Estamos mais uma vez em Brasília, capital do país. Chegamos à Rodoviária do Plano Piloto, ponto central desta região da cidade. Estamos num dia de sol no início de agosto. A cidade está vazia, pois é fim de semana.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta