Características do Modernismo na literatura

Escritor Oswald de Andrade
Vamos observar aqui as características do Modernismo na sua primeira fase. Os autores buscavam, além de temas brasileiros, uma linguagem brasileira.
Eram utilizadas palavras de uso coloquial, muitos omitiam o uso de vírgulas, faziam parte dos textos também construções sintáticas brasileiras como a próclise no início do período, o que não é próprio da língua culta.
Assim está no poema de Oswald de Andrade:

pronominais

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e  do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

Oswald de Andrade também recria textos da Carta de Pero Vaz de Caminha, numa simbologia da recriação da literatura brasileira. Veja o poema As meninas da gare, do livro Pau-Brasil.

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha

Aqui Oswald refere-se evidentemente às prostitutas que circulavam na estação de trem, recriando o seguinte fragmento da Carta de Caminha:

(O escrivão relata o primeiro encontro com as índias.)

Ali andavam entre eles (os índios) três ou quatro moças, bem moças bem gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas espáduas, e suas vergonhas tão altas, tão saradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tínhamos nenhuma vergonha.


Neste fragmento texto do livro Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de  Mário de Andrade, observamos também o emprego de uma fala brasileira, diferenciada do nível culto da língua portuguesa:

                                                                Epílogo

Acabou-se a história e morreu a vitória. (...)
A tribo se acabara, a família virara sombras, a maloca ruíra minada pelas saúvas e Macunaíma subira pro céu (...) Só o papagaio conservava o silêncio as frases e os feitos do herói.
Tudo ele contou pro homem e depois abriu asa rumo de Lismo. E o homem sou eu, minha gente, e eu fiquei pra vos contar a história. Por isso que vim aqui. Me acocorei em riba destas folhas, catei meus carrapatos, ponteei na violinha e em toque rasgado botei a boca no mundo cantando na fala impura as frases e os casos de Macunaíma, herói de nossa gente.
Tem mais não.


No próximo post, vamos propor a você que identifique o período literário em que foram escritos alguns textos. Aguarde.





                          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada