Sobre redações

Bom dia, leitores!
Estamos em nova semana.
Vou falar um pouco hoje sobre redações.
Vocês sabem que é necessário estudar todas as disciplinas - e muito - para obter sucesso no vestibular.
Você está correto em estudar Gramática, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia...
Entretanto nos exames vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que é utilizado como forma de ingresso nos cursos superiores, é importante obter nota em redação. A nota baixa em redação desclassifica o aluno, como sabemos.
Acrescento aqui só algumas dicas básicas sobre redação.
Em primeiro lugar, a redação deve situar-se dentro do tema proposto. Na UnB, em nossa região, e em outras universidades, são disponibilizados vários textos para que o aluno observe em que contexto deve escrever sua redação. Uma qualidade básica que a redação deve conter é a coesão: deve haver ligações corretas dentro do texto, com a utilização de pontuação, conjunções, preposições e mesmo uma ordenação lógica das ideias nos diversos parágrafos - aquela ideia de princípio, meio e fim. Outra qualidade é a coerência, isto é, você não pode iniciar uma redação sobre o tema proposto e depois acrescentar linhas sobre outro tema, como uma receita de bolo. Por isso, a redação passará a ser desclassificada se for incoerente nesse sentido.
A redação é examinada de uma forma geral, quanto à coesão e coerência - ordenação e clareza das ideias, colocações dentro do tema - e depois são descontados os erros na utilização da língua, como erros de acentuação, ortografia, pontuação, regência e outros. Por isso, é necessário conhecer esses diversos pontos de gramática para escrever corretamente dentro do nível culto da língua portuguesa.
Procure escrever com uma letra bem legível, para facilitar a correção - é outra dica.
Parabéns a você que costuma informar-se em várias fontes para  obter sucesso em seus estudos.
Se quiser consultar um curso fácil e econômico sobre redação e outros cursos, veja o link:
Cursos online.

Tenham uma ótima semana e continuem visitando o blog, porque estarei falando durante esta semana e a próxima sobre literatura brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada