A vírgula separando termos da oração

Continuamos com o tema do uso da vírgula.
Vimos nos artigos anteriores alguns casos de uso de vírgula separando orações. Estamos vendo aqui o uso de vírgula separando termos na oração.
Vocativo
O vocativo é uma expressão de chamamento, como aquelas utilizadas pelas mães:
- Junior, vá arrumar sua cama.
- Que é isso, menino?
Junior e menino são vocativos, termos sempre separados por vírgula.

Aposto
O aposto explica algum atributo do antecedente, como nas orações seguintes.
Ellen, minha colega de faculdade, ainda mora em Porto Alegre.
Junior, meu vizinho de prédio, estuda na mesma escola que meu neto.
Os termos minha colega de faculdade e meu vizinho de prédio explicitam atributos dos antecedentes Ellen e Junior e são separados por vírgulas.

Adjunto adverbial
O adjunto adverbial - expressão que acrescenta uma circunstância ao verbo, como de tempo ou modo - é separado por vírgula quando antecipado para o início da oração  ou vírgulas, quando intercalado na oração.
No ano passado, o mês de junho foi mais quente.
As chuvas, neste ano, se prolongaram bastante.

Separando os núcleos do sujeito ou do objeto (complemento verbal)
Luís, Mário, Afonso e eu nos formamos em 1980.
Minha mãe comprou livros, lápis, cadernos, tudo.

Luís, Mário, Afonso são núcleos do mesmo sujeito e ainda o pronome eu. Os três primeiros são separados por vírgulas, o que não acontece com o pronome eu, que vem precedido pela conjunção e.

Livros, lápis, cadernos, tudo são núcleos do mesmo objeto direto, que complementa o verbo comprou.

Se você estudar os casos de uso de vírgula separando orações, assunto dos  posts anteriores, e estes casos vistos aqui, já terá visto grande parte dos casos de uso de vírgula.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada