Variantes de assalto

O texto de humor que segue foi veiculado na Internet no ano de 2003. Leia-o com atenção.


Assaltante nordestino
- Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num bula nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia...

Assaltante mineiro
- Ô sô, prestenção... Isso é um assarto, uai... Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão ta cheio de bala.... Mio passá logo os trocado que eu num to bão hoje. Vai andando, uai! Ta esperando o quê, uai!!

Assaltante gaúcho
- O, guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.

Assaltante paulista
- Orra, meu... Isso é um assalto, meu... Alevanta os braços, meu... Passa a grana logo, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu... Pô, se manda, meu...

Fonte: CEREJA, William Roberto e Thereza Cochar Magalhães. Português - Linguagens - 1ª série. Atual Editora, São Paulo, 2005.

O que vemos no texto são variantes regionais da língua portuguesa utilizadas em diferentes assaltos. Tomara que nunca nos deparemos com alguma dessas variantes ao vivo numa situação assim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta