Mural de honra do mês de setembro

Este é o mural de honra do mês de setembro. Estamos sintetizando os trabalhos apresentados pelos primeiros grupos a concluírem o trabalho escolar sobre leituras exigidas pelo Programa de Avaliação Seriada – PAS, da UNB. Neste bimestre, estamos trabalhando com músicas de autores brasileiros ou capítulo de um dos livros indicados, “A alma encantadora das ruas”, de João do Rio, e “Cartas Chilenas”, de Tomás Antonio Gonzaga. Os grupos preferiram trabalhar com as músicas indicadas.



















Na turma H, o grupo da Sara, Jéssica, Brenda, Bruna, Marta e Fernanda Soares apresentou trabalho sobre a música Daqui pra frente, do grupo NX Zero, que fala da separação de um casal: “Mas espero que daqui pra frente/Tudo se renove pra nós dois/Nossas vidas são tão diferentes/Viva agora tudo o que sonhou/Muita coisa ainda está por vir/Muita coisa ainda vai mudar/Eu espero que daqui pra frente (...) O grupo abordou também o tema do divórcio, mostrando a nova legislação sobre divórcio, que passa a ser imediato, assim que o casal optar pelo fim do casamento, podendo ocorrer em tabelionato se o casal não tiver filhos menores ou incapazes ou na Justiça, se as partes estiverem em acordo ou em litígio, e quando os filhos são menores ou incapazes.






Na turmaG, os alunos Dayane, Francisca, Larissa, Letícia, Leydiane, Nayane e Thiago estudaram a mesma música Daqui pra frente, mas abordaram o tema namoro na adolescência, afirmando: “O namoro é uma etapa importante e necessária no desenvolvimento do ser humano. E é na adolescência que se inicia esta atração pelo sexo oposto, acompanhado por mudanças físicas, psicológicas e sociais. ‘Namorar é uma coisa boa’, segundo a psicóloga clínica Helena Dagnino, pois a paixão experimentada pelos namorados produz energia e entusiasmo pela vida, contribuindo, inclusive, para a formação da personalidade. A possibilidade dar e receber amor alimenta a autoestima, conduzindo os jovens ao equilíbrio emocional.”





A música “Cedo ou tarde”foi composta em homenagem ao pai de Gee Rocha, da banda NX Zero, em parceria com Di Ferrero, vocalista da banda. A morte do pai de Gee Rocha ocorreu durante um assalto. O grupo de Ammanda Lúcia, Ary Júnio, Fernando Costa, Hugo Renan, Jaqueline Jesus e João Victor,da turma E, que estudou essa música, abordou o tema violência urbana.






Já este outro grupo, da turma K, que estudou a mesma música, tratou do tema da “vida após a morte”, que é crença de várias religiões, como se vê já na Idade Média no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que estudamos. São a Katharine, Jéssica Souza, Jéssica Gabriela, Lara, Marina, Fabiana.






Também foi assunto de estudo a música “Eu nasci há dez mil anos atrás”, de Raul Seixas e Paulo Coelho. A música menciona vários fatos históricos que teriam sido presenciados por uma estranha personagem. Como a música menciona um velhinho sentado à beira da calçada, recebendo esmolas, que teria cantado a música, o grupo Antonio, Igor Henrique, Igor Rocha, Maria Mariana, Nathalie e Rayssa, da turma G, fala de moradores de rua: “Essas pessoas com certeza já tiveram muitas oportunidades. A maioria são jovens e idosos que por motivos de drogas outros acabam sendo abandonados por familiares. Muitos pedem esmolas para consumirem drogas e bebidas, afirma o grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta