Mural de honra do mês de junho

Neste mês vamos apresentar alguns dos assuntos pesquisados no projeto de leitura e escrita. Houve  sugestão de pesquisas, mas alguns alunos apresentaram muita criatividade e escolheram outros assuntos interessantes ligados ao livro que leram. Vamos citar alguns alunos, mencionando o assunto pesquisado e um pequeno trecho da pesquisa.

Sobre "Capitães da Areia", de Jorge Amado

O Bruno e o Fábio, da turma F, falaram sobre menores abandonados: " Outro fator importante desse problema é a pobreza que cresce desordenadamente nos subúrbios e nas periferias das grandes cidades. Isso faz com que famílias abandonem seus filhos. Muitas vezes eles não chegam a ficar na rua porque algum familiar assume a responsabilidade de criar, ensinar e ajudar."

O Herlandson, da mesma turma, falou sobre a ausência dos pais na infância: "Quem nunca presenciou uma cena em que, imerso na leitura do jornal, o pai ignora solenemente o filho, que suplica por alguns momentos de atenção. Frustrada com a rejeição paterna, a criança se retira e vai brincar sozinha ou com um amiguinho. Caso isso vire rotina, ela pode levar para a vida adulta uma série de transtornos psicológicos."

Sobre "Meu destino sou eu", de Sonia Salerno Forjaz

Sara Suellen e Marta, da turma H, falaram sobre a tendência construtivista da educação: "O construtivismo acredita que o conhecimento e todo processo educacional é construído a partir de realidades sociais do aluno e do professor.Uma visão não construtivista valoriza a transmissão. Na construtivista, o conhecimento é visto como "tornar-se"."

A Brunna Cavalcante e a Jéssica Silva, da turma J, pesquisaram sobre gêmeos idênticos: "Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos. A gestação é difícil pelo fato de apenas 20% a 25% dos gêmeos idênticos terem placentas diferentes, geralmente possuem a mesma placenta. Muitas pesquisas são feitas sobre os gêmeos idênticos. Além da semelhança física os especialistas tentam estabelecer um padrão comportamental entre eles; muitos só têm a aparência física igual, pois manifestam comportamentos totalmente adversos entre si."
Sobre "Senhora", de José de Alencar

A Ana Carla, da turma I, pesquisou sobre casamento por conveniência: "Agora, se mesmo estando disposto e amando o cônjuge já é difícil passar por certas situações e colocar em prática tudo isso, imagine no casamento onde não há amor, onde tudo o que se almeja é o dinheiro do outro e as vantagens que este pode lhe proporcionar!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta