Texto narrativo


Olá, lembram que estamos participando, eu, professora de Português, e vocês, alunos, juntamente com a professora  Núbia, de Matemática, de um projeto de leitura, não é?
Esse projeto foi iniciado pelos professores de Matemática quando o Programa de Avaliação Seriada programou a leitura do livro "O homem que calculava" e procura mostrar que utilizamos a leitura em nossa vida e não apenas na disciplina de Português.
Estamos trabalhando neste bimestre o texto narrativo.
Sobre esse tipo de texto é bom lembrar que tem alguns elementos importantes: todos os textos narrativos apresentam personagens. Os personagens principais chamam-se protagonistas. Podemos observar em grande parte das histórias a existência de um antagonista, isto é, o "rival" do protagonista. Por exemplo, se a história mostra um triângulo amoroso, o antagonista seria o personagem que disputa a mesma mulher com o protagonista. O antagonista aparece também em histórias que mostram outro tipo de enredo; neste caso o antagonista se opõe à ação do protagonista, seja qual for ela.
Outro elemento no texto narrativo é o espaço. Toda história tem um cenário, o lugar onde ela se passa. Esse é o espaço. E a história também se passa num determinado período de tempo.
Por fim, o texto narrativo se caracteriza principalmente por ter um enredo, contar uma história. Nos enredos, geralmente observamos uma situação inicial tranquila ou de equilíbrio, como a situação da Cinderela, na casa da madrasta. Não que ela fosse feliz, mas a situação era de uma rotina aceita por Cinderela. Aparece aí um elemento modificador da situação inicial: o anúncio de que o príncipe escolheria uma moça para casar-se com ela. O clímax da história acontece quando Cinderela perde o sapatinho ao descer a escada do palácio à meia-noite. Então caminhamos para o desenlace da história, em que se resolve o conflito: o príncipe consegue identificar Cinderela como a mulher de seus sonhos e casa-se com ela.
Observem esses elementos no livro que cada um está lendo. Você verá que também no livro que escolheu essas características do texto narrativo estão presentes.


Biblioteca do CEM3

Qual o protagonista ou protagonistas da história que você está lendo?

É possível identificar também um antagonista?

Comentários

  1. olá professora celina aqui é a sara do 1° H . O LIVRO QUE EU LI TEM MUITO A VER COM A REVOLUÇÃO RUSSA , ELE FALA DE ANIMAIS QUE SÃO REVOLTADOS COM TANTO TRABALHO EM TROCA DE NADA E OS PROTAGONISTAS SÃO OS ANIMAIS E OS ANTAGONISTAS SÃO OS HUMANOS.

    SARA SUELEN 1° H

    ResponderExcluir
  2. olá, profª add o meu blog ao seu!
    www.navidadegente.blogspot.com/

    vllw!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta