Nova sugestão de leitura




Mais uma sugestão de leitura: "Capitães de Areia", de Jorge Amado.
Já li há bastante tempo e reli agora este livro do autor baiano, que relata na primeira parte de sua obra tantas histórias de sua própria terra.
Neste livro, pinta a vida de um grupo de meninos abandonados que vivem pelas ruas e dormem num trapiche. Cometem pequenos delitos mas têm entre eles uma moral que os leva a manterem-se unidos e viverem em solidariedade.
Lembrei do livro hoje,no Dia internacional da mulher, porque num trecho do livro um dos meninos leva uma menina órfã e o irmão dela para morarem no trapiche e tem de defendê-la num primeiro momento para não ser agredida sexualmente pelos demais. Porém, depois do primeiro momento, o grupo a recebe como a uma "mãe" menina e ela passa a cuidar do grupo.
Leia um trecho:

"Agora a sensação é diferente. Não é mais um arrepio de desejo. É aquela sensação de carinho bom, de segurança que lhe davam as mãos de sua mãe. dora está por detrás dele, ele não vê. Imagina então que é sua mãe que voltou. Gato está pequenino de novo, vestido com um camisolão de bulgariana e nas brincadeiras pelas ladeiras do morro o rompe todo. E sua mãe vem, faz com que ele se sente na sua frente e suas mãos ágeis manejam a agulha, de quando em vez o tocam e lhe dão aquela sensação de felicidade absoluta. Nenhum desejo. Somente felicidade. Ela voltou, remenda as camisas do Gato. Uma vontade de deitar no colo de dora e deixar que ela cante para ele dormir, como quando era pequenino. Se recorda que ainda é uma criança. Mas só na idade, porque no mais é igual a um homem, furtando para viver, dormindo todas as noites com uma mulher da vida, tomando dinheiro dela. Mas nesta noite é totalmente criança, esquece Dalva, (...) Esquece tudo, é apenas um menino de quatorze anos com uma mãezinha que remenda suas camisas. Vontade de que ela cante para ele dormir..."

Você poderá retirar esse livro da biblioteca da escola para ler.

Veja também:

Projeto de leitura

Comentários

  1. OLÁ...
    Eu achei muito interessante esse projeto de leitura com as duas professoras de materias totalmente diferentes, super interessante, parabéns!
    ass: Amanda Nogueira da Silva
    1º ano "k"

    ResponderExcluir
  2. E eu apreciei seu comentário, por ser a primeira aluna a observar esse aspecto do projeto. Parabéns também!
    Celina

    ResponderExcluir
  3. ola, professora só estamos complementando aqui, a outra aluna disse que achou interessante esta participação no trabalho de leitura das duas matérias, e nós comentamos aqui estes 2 pontos do trabalho do livro que ajudou muito nas notas da minha turma!

    ass: Lucas Gonçalves e Fabiula
    1° ''G''

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta