Nossas leituras para o próximo ano










No final do ano, costumamos fazer projetos para o ano que está próximo.

Que tal incluir nesse projeto nossas leituras para o próximo ano?

Lembro-me de que, quando era criança, praticamente devorei todo o acervo de uma biblioteca infantil em minha cidade.

Há ótimos livros infanto-juvenis, de fácil leitura. Achei aqui em casa, por exemplo, o livro
"Paineiras", de Nadir Correa Luz, com ilustrações de Igor Balbachevski. Conta a história de uma professora substituta que resolve deixar por alguns meses sua casa e lecionar em outra cidade, a pequena Paineiras, para conseguir depois uma vaga definitiva. As crianças ficam com a mãe durante esse tempo, o esposo a leva para a nova cidade num velho carro... Vale a pena conhecer essa história.

Outra dica é do livro "Senhora", de José de Alencar. Esse é um livro escrito no século XIX que conta a história de uma moça que praticamente "compra" um marido. O enredo é semelhante ao apresentado em uma novela atual em que há um contrato entre uma jovem que se torna rica e o rapaz com o qual se casa. No fim do livro "Senhora", triunfa o amor. Conheça essa obra do nosso Romantismo.

E, de Érico Veríssimo, temos a história de "Um certo capitão Rodrigo", com um estranho amor por Bibiana, que o espera enquanto ele sai vivendo aventuras e guerreando pelos pampas, até que um dia volta...

O importante é estar pronto para conhecer esse mundo maravilhoso da leitura. Faça escolhas nesse mundo, que pode ser novo para você. Eu darei algumas dicas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada