Feira de Ciências


Na Feira de Ciências, etapa realizada no âmbito da Coordenação Regional do Núcleo Bandeirante, a turma 8º D representou o CEF 2 de Riacho Fundo II, mais especificamente o grupo formado pelos alunos Maísa, Brenda, Marielly, Anna Gabriela, Kaylane Silva, Luyne e Edenilson.
O trabalho apresentado teve o título Thomas Edison, a lâmpada incandescente e a energia eólica.
Desde a véspera da apresentação os alunos e seus professores - Amanda, de Ciências e Ricardo, de Matemática - estiveram ocupados com a organização do stand. Neste, havia um banner, sobre Thomas Edison, uma linda maquete apresentando uma cidade e um painel mostrando uma cena noturna com uma enorme lâmpada centralizada, que se iluminava com pequenas lâmpadas intermitentes. Na maquete, um ventilador movia pequenos moinhos de vento, que por sua vez, faziam com que um lad se acendesse, iluminando a cidade.
Tudo isso foi fruto de um trabalho prévio na escola. Os alunos de todas as turmas organizaram apresentações em cada sala com temas selecionados pela área pedagógica da escola. Houve uma seleção e então coube à turma selecionada - 8º D - representar a escola.
No dia da Feira na etapa regional, todo o grupo ficou de 8h30 às 17h no local e, depois desse horário, permaneceram ainda a professora Amanda, Anna Gabriela, Maísa e o Diretor da escola até 22h . Foi muito trabalho, mas todos ficaram felizes com o resultado. Algumas alunas afirmaram, durante a entrevista que realizamos no horário da aula de Língua Portuguesa, que havia muitos visitantes e que todos ficavam impressionados favoravelmente com a maquete. As meninas ficavam receosas quando turmas de alunos muito jovens se aproximavam, temendo que desmontassem a maquete ao tocá-la. Mas tudo correu bem.
Convidei o grupo para apresentar durante a aula suas impressões e o teor do trabalho, que tinha como objetivo demonstrar a transformação de energia eólica em energia mecânica e desta em energia luminosa.
Parabenizo aqui estes jovens alunos que se dedicam aos estudos e às atividades promovidas pela escola, seus professores orientadores e a direção da escola que propiciou essa feliz participação, em que tiveram como um dos ilustres visitantes o senhor Secretário de Educação do DF.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada