Intertextualidade




A aluna Luana, do 1º A,  me apresentou um poema criado por ela e explicou que se inspirara em dois versos de letras de músicas, que ela transcreveu no texto criado.
O poema é este, sobre amizade:


Meu tesouro

Sou rica em sonhos, pobre em ouro,
Não preciso de ouro nem de joias, pois
 meu maior tesouro são meus amigos verdadeiros,
que sempre estão comigo quando preciso,
e eu sempre estou com eles quando precisam.
Eu nunca abandono meus amigos,
Luto pelo que é justo.

Os dois versos transcritos são da música "Pobre dos ricos", de Floribella, ("Sou rica em sonhos, pobre em ouro,") e da música "Rap Kakashi", de Player Tauz ("Luto pelo que é justo.").
A intertextualidade é a utilização de elementos de uma obra na criação de outra. É um dos recursos utilizados em literatura e vamos estudá-lo neste bimestre.

Proponho uma atividade a todos: escrevam um poema a partir de um dos versos da música "País das águas", de Floribella, que fala sobre o Brasil. Insiram no poema o  verso que os inspirou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta