Páscoa




Nesta semana, comentamos, durante a aula referente ao projeto interdisciplinar,a Páscoa, sua origem e seus símbolos.
A palavra Páscoa origina-se do termo Pascae , do latim, encontrado como Paska em grego. Sua origem mais remota é do hebraico Pesach, cujo significado é passagem.
Algumas sociedades na região do Mediterrâneo comemoravam na Antiguidade a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março.
Para os judeus, esta data rememora a saída do povo hebreu do Egito, onde haviam sido escravizados e também a passagem  miraculosa do Mar Vermelho, até onde os egípcios os perseguiram . A história se encontra nas sagradas Escrituras, em Êxodo 12.
Para os cristãos, a data lembra a ressurreição de Jesus Cristo. A sexta-feira anterior lembra a morte de Jesus na cruz.
A Páscoa tem alguns símbolos, que são os ramos de palmeira, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram o caminho de folhas de palmeiras, o círio pascal, grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, representando a ressurreição de Cristo, o peixe, lembrando o primitivo símbolo do cristianismo, o coelhinho da Páscoa, figura que representa a fertilidade para algumas civilizações antigas. Não obstante a origem pagã, o coelhinho passou a ligar-se à Páscoa, pois se liga à esperança de uma vida nova.
A turma do 1º ano A elaborou alguns trabalhos, utilizando uma linguagem mista, de palavras e imagens, lembrando a Páscoa.





Feliz Páscoa para todos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta