Moçambique: visão de um moçambicano

Na última quinta-feira, como já registrei, um professor doutorando da UFG/IESA, nos mostrou a visão de um brasileiro em visita a Moçambique, país do sudeste africano.
Já na sexta-feira subsequente três professores doutorandos da mesma Universidade estiveram presentes em nossa escola, os professores Ernesto Jorge Macaringue, Daniel Zacarias e Leydi, que são docentes da Universidade Eduardo Moudlane, em Moçambique.
O prof. Ernesto Jorge apresentou-nos a palestra "A África em miniatura: Moçambique", mostrando aspectos do continente que se refletem no seu país. Demonstrou, por exemplo, que há um preconceito em relação à África que faz que seja percebida de forma negativa.
Apresentou-nos percentuais sobre as religiões praticadas no seu país, onde a maior parte é de cristãos, que, entretanto, conforme o palestrante, muitas vezes visitam o sacerdote ministrante de curas das religiões nativas, por não haver outra opção de tratamento para sua saúde. Ainda quanto à religião, há um percentual grande de moçambicanos islâmicos e uma minoria das religiões nativas, geralmente politeístas e de cunho animista.
Falou sobre a postura dos alunos em Moçambique, que consideram as aulas momentos formais a que comparecem sem usar os trajes tradicionais africanos, assistindo-as de forma bastante compenetrada.
A palestra chamou-nos a refletir sobre a forma de observar o continente africano. Vejamos a África e sua cultura sem preconceito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada