Orações adjetivas restritivas e explicativas

Alguns leitores perguntaram qual a diferença entre orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.
Acompanhem o raciocínio.
Na oração "O menino de boné é meu vizinho." a expressão "de boné" mostra que apenas esse menino é meu vizinho, isto é, restringe a condição de vizinho a esse menino "de boné". Poderíamos usar em lugar da locução adjetiva "de boné" uma oração adjetiva:
"O menino que usa boné é meu vizinho."

Nesse caso a oração "que usa boné" é subordinada adjetiva restritiva.

Já na oração "Todos os meninos daquele grupo, de uniforme azul, são meus alunos." a expressão "de uniforme azul" apenas descreve os meninos do grupo, explicando a roupa que usam, mas não restringe, porque todos são meus alunos. Podemos também substituir a locução adjetiva "de uniforme azul" pela oração subordinada adjetiva explicativa.
"Todos os meninos daquele grupo, que usam uniforme azul, são meus alunos."


Resultado do último teste sobre uso de acento indicativo de crase:

Dirigiu-se à senhora que estava atrás dele na fila. Comentou sobre a etiqueta de preço aplicada às mercadorias no balcão. Tudo estava muito caro.
Às segundas e quartas-feiras, tenho aula de inglês à noite. De quinta-feira a domingo não tenho nenhuma aula noturna.
Não me refiro àquele professor que chegou agora e sim ao que nos ministrará a próxima aula.
Encontrei no intervalo aquela colega com a qual tivemos aula no semestre passado e que se mudou de cidade. Ela me passou o endereço para que a visite quando for a Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta