Evitando erros em redações

Elaborar uma redação dentro do tema proposto, com uma argumentação inteligente e ordenação correta dos parágrafos é muito importante. Também é importante evitar os erros em redações, quanto à ortografia, vocabulário e sintaxe, pois eles conferem pontos negativos à redação. Vou apresentar aqui alguns erros que ocorrem comumente, para que evite incorrer neles.

Vírgula entre o sujeito e o predicado 
Veja este exemplo: "As baladas e shows propostos atualmente (,) são destinados a jovens que desejam se desligar da realidade." A vírgula entre parênteses não deve ser utilizada, pois separa sujeito ("as baladas e shows ...") de predicado ("são destinados a jovens").

Vírgula em lugar de ponto final
Quando uma ideia é exposta completamente e se inicia a exposição de outra, a vírgula não é o sinal de pontuação adequado. O mais usual nesse caso é o ponto final e, em alguns casos, é possível utilizar-se o ponto-e-vírgula. Veja o exemplo:
"Os shows destinam-se a numerosos jovens problemáticos. Sabendo disso, empresários investem em casas noturnas."
O correto é usar ponto final e não vírgula entre os dois períodos. Evidentemente em seguida inicia-se outro período, com letra maiúscula.

Uso da expressão "devido a"
Esta expressão utiliza a preposição a. Nos casos em que for necessário utilizar o artigo (no singular ou no plural) imediatamente após, haverá a contração de preposição e artigo, com o uso do acento indicativo de crase, como no exemplo:
"Vários jovens são excluídos desses eventos devido às altas taxas que são cobradas. "
Neste caso, ocorre a contração da preposição a com o artigo as.

Veja este outro exemplo:
"Os espetáculos caíram de qualidade devido  ao pensamento de que não é necessária qualidade para os jovens curtirem uma noite de esquecimento."
Neste caso, o correto é utilizar a combinação da preposição a com o artigo o (ao) e não apenas o artigo o.

Uso do verbo " levar"
No sentido de conduzir, o verbo levar exige a preposição a, como em:
"O descuido com a música nos shows leva à decadência da música popular."
Neste caso, ocorre também a contração da preposição a com o artigo a.

Acentuação no presente dos verbos "ter" e "vir" na 3ª pessoa do plural
Esses verbos e seus compostos apresentam as formas têm e vêm na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, como no exemplo:
"As músicas têm caído de qualidade."
A mesma forma de acentuação ocorre em contêm e convêm, 3ª pessoa do plural dos verbos conter e convir.

Uso de vírgula antes de aposto
"O modo de enxergar a arte não é mais o de antigamente, o que tem feito cair a qualidade dos espetáculos."
Neste caso, o conjunto do pronome o com a oração adjetiva funciona como aposto e é precedido por vírgula. Em lugar do pronome o poderia estar um substantivo: "O modo de enxergar a arte não é mais o de antigamente, fato que tem feito cair a qualidade dos espetáculos." A palavra fato é um aposto, complementado pela oração adjetiva, e é precedido de vírgula.

Acentuação em palavras proparoxítonas
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Proparoxítonas são palavras com acentuação tônica na antepenúltima sílaba, como pássaro, avícola, teleférico.
A palavra pirotécnico, por exemplo, é acentuada por ser proparoxítona. Nesse caso, a consoante c (muda) integra a antepenúltima sílaba, que é a sílaba anterior à consoante muda.

Leia com atenção. Essas informações poderão ajudá-lo.

Veja, sobre viagens:
Viagem ao centro-oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta