Estudo da vírgula - orações adjetivas

Pessoal, continuando o estudo, veremos hoje a vírgula separando a oração subordinada adjetiva explicativa.
Que é isso?
A oração subordinada adjetiva, como o nome diz, é a oração que qualifica um antecedente, como no período seguinte.

O menino que estuda tem bons resultados.

A oração em negrito é uma oração adjetiva. Por que não está separada por vírgula? Porque, para ser separada por vírgula, precisa ser uma oração subordinada adjetiva explicativa.

A oração subordinada adjetiva explicativa é aquela que acrescenta uma qualificação que apenas torna clara ou explícita uma qualidade do antecedente, mas que não o restringe. No exemplo anterior, a expressão que estuda restringe ou limita a palavra menino. Apenas terá bons resultados aquele que estudar - frase muito verdadeira, como você sabe.

Mas vejam o período seguinte.

Meu colega Lucas Felipe, que estuda bastante, não ficou em recuperação em nenhuma disciplina.

Eu conheço Lucas Felipe e estou apenas explicando que ele é um menino que estuda. A oração em negrito é uma oração subordinada adjetiva explicativa e fica sempre separada por vírgulas. Se estiver intercalada, vem entre duas vírgulas.

Coloque vírgulas, quando for adequado, nos exemplos a seguir, salvando este post no seu computador. Sublinhe as orações subordinadas adjetivas explicativas também. Apresentarei a resposta amanhã.

A enfermeira que está à direita veio de outro hospital.
A enfermeira Luíza que está de plantão hoje é muito dedicada.
O aluno que respeita o professor é apreciado por todos os mestres.
Encontrei minha antiga aluna Jéssica que era muito delicada com os professores.
Aprecio futebol que é um esporte popularíssimo no Brasil.

Veja agora o resultado do teste do post anterior.

1) Diverti-me muito no meu domingo, dormi tarde, mas cheguei cedo à escola.

2) Quando entrei na sala, o professor ainda não havia chegado.


3) Entrando na sala, vi meu amigo Lucas Felipe.


4) Conversando com ele, soube que estivera doente.


5) O professor, interrompendo nossa conversa, entrou rapidamente na sala.


Veja posts sobre minhas viagens em família em

Comentários

  1. Que legal Celina, estou estudando para concursos, então vou passar mais vezes aqui.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina

    Blog muito interessante, parabéns amiga. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta