Por que ir à escola

Perguntei isso para os colegas do primeiro ano do ensino médio, há alguns anos. Veja o que respondeu uma menina:

Venho à escola porque eu gosto de estudar, porque  penso no meu futuro, porque  tenho um objetivo de vida. Quero passar na UnB, passar em um concurso, ter uma vida financeira estável, dar uma condição de vida melhor para os meus pais, minhas irmãs e futuramente para os meus filhos.
Quero ter uma casa própria e ser independente em relação ao dinheiro, e sei que só conseguirei alcançar meus objetivos através do estudo.

Parabéns!
Evidentemente nem todos os alunos responderam que gostam dos estudos, porém muitos apreciam vir à escola, mesmo que seja para falar com os amigos.
Faz muito tempo que passou minha vida escolar, como percebem, mas a maior parte de minha bagagem intelectual vem dessa época. Sou capaz ainda hoje, por exemplo, de ajudar alguém nos deveres de matemática, embora tenha aprendido matemática só no ensino fundamental. Aconselho a que prestem atenção nos conteúdos trabalhados, porque é até o ensino médio que se forma a base do conhecimento. Depois todos vão estudar, na faculdade ou mesmo depois, com fundamento no que aprenderam até aí. E é difícil formar esse embasamento mais tarde.
É ótimo o companheirismo que se forma na escola, as amizades, até mesmo o namoro que acontece no ambiente escolar, mas lembrem: o principal motivo de vir à escola é preparar-se para uma vida cidadã mais tarde, o que inclui uma vida profissional, na qual o que você aprender agora será o principal fundamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada