Semana da inclusão

Nesta semana, foi realizada na escola a Semana da Inclusão, com atividades que lembram a importância da inclusão  da pessoa portadora de necessidades especiais no meio escolar. No turno vespertino, tivemos ontem uma banda com participação de aluna com necessidades especiais e uma palestra por um professor deficiente visual no dia de ontem e hoje houve a apresentação de oficinas pelas diversas turmas.
A turma H, coordenada pela  professora Celina, apresentou uma atividade na teleclasse com apresentação do filme "Meu nome é Rádio", questionário sobre o filme e sorteio para os participantes. No filme, um deficiente mental é aceito numa escola dos Estados Unidos, após a ação de um técnico de futebol,  torna-se aluno honorário e integra-se nas  atividades desportivas, tornando-se, conforme o filme, um treinador desportivo já na maturidade.







A turma K, coordenada pela professora Gláucia, apresentou um estudo sobre a acessibilidade na escola e, para melhor ilustrar, os alunos poderiam ser levados em cadeira de rodas pela escola para verificarem como se sente um cadeirante num ambiente com problemas de acessibilidade.




A turma E, coordenada pelo professor Darcy, apresentou demonstração sobre Braille por uma professora especializada no atendimento a deficientes visuais.  



















A professora Sandra, de Artes, dirigiu no auditório uma peça de teatro interessante sobre o tema da inclusão.






A atividade conseguiu despertar nos alunos do CEM3 a consciência da validade de ações inclusivas, junto aos portadores de necessidades especiais, ainda mais que temos várias destes como nossos alunos neste ano e recentemente passaram a integrar o corpo docente duas professoras atuando na sala de recursos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta