Leituras

Lembro agora de quando tinha uns 13 ou 14 anos em Porto Alegre. Havia, creio que ainda há, ao lado da grande Biblioteca Pública, na esquina da rua General Câmara, uma Biblioteca Pública Infantil. Esse era um dos meus passeios prediletos. Ainda recordo das prateleiras cheias de livros que me pareciam encantadores.
Li quase todos eles. Eu praticamente devorava livros. Era permitido levá-los para casa por alguns dias. Havia coleções de livros infanto-juvenis de autores nacionais e estrangeiros. Na época, não havia tantos autores nacionais de infanto-juvenis. Li vários livros sobre crianças que viviam em outros países.
Também lembro da biblioteca do Instituto de Educação, colégio em que cursei o Ginásio (que corresponde hoje ao ensino fundamental entre a 5a. e a 8a. séries). Havia uma bibliotecária que me emprestava livros que só poderiam ser emprestados para as alunas do Curso Normal, e tinham sabor de fruto proibido. Evidentemente, não havia nada de tão proibitivo nessas leituras, mas à época eram destinados a alunos de mais de 15 anos.
Hoje, tenho lido mais livros teóricos, didáticos, sobre Pedagogia, sobre Psicologia...
Mas no final do ano passado, fiz uma pausa e li dois livros infanto-juvenis, um nacional  e um de autor estrangeiro.  Clique em "Paineiras"   e  "Irmãos Pretos" e leia as dicas sobre esses e outros livros. 

E você, o que tem lido?
Aproveite o espaço para comentários e me diga qual o último livro que leu e de que tema ele trata.

Comentários

  1. ola professora, o ultimo livro que eu li foi a droga da obediencia de Pedro Bandeira, uma aventura com cinco jovens, que desvendão o mistério de uso de uma droga que vão sendo espalhadas pelas escolas usando como cobaias os alunos para obedecerem.

    ResponderExcluir
  2. "Nunca Desista dos Seus Sonhos" de Augusto Cury.
    O Livro analisa a trajetória de grandes sonhadores como Abraham Lincoln Martin Luter King, etc e nos faz repensar nossa vida e nos inspira a não deixar nossos sonhos morrerem.
    Bruno 1° F

    ResponderExcluir
  3. ola professora o ultimo livro que li foi CONVERSA COM FERNANDO PESSOA , que fala que um menino como trabalho escolar teria que entrvista fernando pessoa e assim ele falou detalhes de sua vida onde já morou , porque se mudou e assim o menino que entrevistou ficou surpreso pelo senso de humor do autor e disse que não imaginava que ele era assim .
    sara 1° H

    ResponderExcluir
  4. OLÁ PROFESSORA CELINA
    O ULTIMO LIVRO QUE LI FOI VIDAS SECAS
    MUITO BOM VALE A PENA LER
    1° E

    ResponderExcluir
  5. Eai Celina o ultimo livro qui li foi
    Heroina e Rock and Roll do autor Nikki Six !!
    vou procurar um por ai no seu site pra mim ler e aproveitar e fazer aquele negocio la seu e da professora de matematica !!
    Rock On !!

    Carlos César
    1º "i"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta