Nova dica de leitura : "Irmãos Pretos"

Lembram que comentamos sobre trabalho infantil em nossas aulas?
Li recentemente o livro "Irmãos Pretos", de Hannes Binder/Lisa Tetzner, que é um romance ilustrado, com a técnica do scraping.
Conta a história de um adolescente que foi escravizado porque precisava conseguir dinheiro para o tratamento da mãe. Teve de ir sozinho até uma cidade longínqua, escapou de um naufrágio onde morreram vários meninos na mesma condição e enfim foi "adquirido" por um limpador de chaminés que passou a usá-lo para entrar no estreito tubo, de onde retirava a fuligem.
Encontrou outros meninos na mesma situação - os irmãos pretos, que se reuniam num esconderijo.
Após ficar doente, o médico que o tratou ajudou-o a superar todas as dificuldades.
A autora, Lisa Tetzner, nasceu na Alemanha em 1894 e foi contadora de histórias. escreveu vários livros infanto-juvenis na língua alemã. O ilustrador é Hannes Binder, nascido em 1947, e que estudou Belas-Artes em Zurique, na Suíça.
Retirei o livro na biblioteca da escola e o li em apenas uma tarde, pois fiquei imediatamente presa ao enredo. Aceitem a dica.

Comentários

  1. Minha Dupla Professora é eu Ruan Pedro e Thamara 1ºI escolhi o lvro Irmãos pretos por causa do resumo que a senhora fez ai do lado da imagem contando um pouco do livro ai achei interessante !

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Por essa dica esse livro e o melhor livro que eu li nossa esse livro e maravilhoso Muito Obrigado Mesmo

    ResponderExcluir
  3. Também ja li. Ele é ótimo mesmo!! Vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  4. Ei prof,Pode mandar o dowload para o meu Email desse livro?

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo que pediu o download do livro,
    não tenho esse arquivo no computador. Tive acesso à leitura através da Biblioteca do Centro de Ensino Médio nº 3, do Gama, DF. Deve haver outros exemplares nas bibliotecas de escolas públicas.
    Um abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  6. Peguei ele na biblioteca da minha escola , esse livro é muito bom li ele todo em 1 dia .... aprendi muito com ele

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Apreciarei muito seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Uma carta

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada