Quadro de incentivo


Meus netos estão também estudando à distância, mas Júlia e Davi, de 10 e 8 anos, estavam um pouco desmotivados.  Meu filho teve a ideia de criar um incentivo para que ficassem mais animados. A cada semana, se responderem até 3 dias de atividades, ganham uma figurinha média, que vale 3 pontos; se responderem todas as atividades, ganham uma figurinha maior, que valem 5 pontos. As figurinhas são coladas num quadro, representando o progresso semanal. No final do ano, receberão um prêmio (tipo lembrancinha), correspondente aos pontos.
Minha nora, tia das crianças, é Psicóloga e disse que esse recurso se chama Quadro de incentivo.
Tenho ligado para alguns responsáveis por alunos já adolescentes, que informam que seus filhos estão bastante desanimados com o fato de não se deslocarem à  escola para estudar durante este período de pandemia. Alguns se recusam a assistir às aulas.
A situação é realmente desanimadora, porque as crianças ficam com seu horizonte muito restrito e para muitas delas ir à escola se transformava nos melhores momentos de convivência do dia.
Cabe também a nós professores utilizarmos recursos que tornem mais agradável a experiência das aulas remotas. Temos comentado em nossas coordenações alguns aplicativos para criação de jogos, de vídeos, de edição de murais coloridos e com inserção de imagens e outros, trocando experiências que possam alegrar os dias de nossos estudantes.
Que esses momentos possam se transformar em boas lembranças - para isso estamos nos esforçando ao planejar nossas aulas.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregório de Matos - "Desenganos ..."

Gregório de Matos e a ovelha desgarrada

Uma carta