Camões lírico

Vejam este trabalho apresentado por alunos do primeiro ano A.

               Considerado o maior poeta lírico português de todos os tempos, sua poesia lírica ´marcada por uma dualidade: ora revela textos de nítida herança tradicional portuguesa, ora sua poesia se enquadra na medida nova renascentista. Podemos notar, ainda, a fusão dessas características em outros textos.
               Seus sonetos foram produzidos em medida nova. Suas poesias escritas em medida velha compreendiam redondilhas tanto maiores como menores, a maior parte delas estruturadas a partir de um mote, isto é, uma sugestão inicial, que era desenvolvida pelo poema nas estrofes seguintes, sob o título de volta.

Vilancete em medida velha, com versos de sete sílabas poéticas:


(Mote:)
Enforquei minha Esperança;
Mas Amor foi tão madraço,
Que lhe cortou o baraço.
(Volta:)
Foi a Esperança julgada
Por sentença da Ventura
Que, pois me teve à pendura,
Que fosse dependurada:
Vem Cupido com a espada,
Corta-lhe cerce o baraço.
Cupido, foste madraço.
Como se pode ver, o esquema rimático é: abb cddc cbb, que era o mais comum.

Soneto - versos de dez sílabas poéticas, dois quartetos e dois tercetos.

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia o pai, servia a ela,
e a ela só por prémio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assi negada a sua pastora,
como se não a tivera merecida,
Começa de servir outros sete anos,
dizendo: Mais servira, se não fora
pera tão longo amor tão curta a vida!
(Luís de Camões)

Vamos observar neste soneto apresentado pelo grupo o que é esquema de rimas.Cada terminação ao final dos versos ganha a denominação de uma letra maiúscula. Assim, neste último poema, o soneto Sete anos de pastor,
a terminação ia é A,
a terminação ela é B
a terminação anos é C,
a terminação ora é D,
a terminação ida é E.
Logo, o esquema de rimas, que nada mais é que a sequência das terminações dos versos, que compõem as rimas,  neste poema é ABBA, ABBA nos quartetos e CDE, CDE nos tercetos.

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