Postagens

Mostrando postagens de abril, 2016

História de príncipes - 77 palavras

Imagem
Algumas vezes escrevo uma história respondendo aos desafios do blog Histórias em 77 palavras , da escritora portuguesa Margarida F. Santos. Vejam esta história bem romântica - baseada em fatos reais. Neste desafio, era necessário escrever sobre uma frase de Einstein: Não há maior demonstração de insanidade do que fazer a mesma coisa, da mesma forma, dia após dia, e esperar resultados diferentes. Minha história é esta e, se clicarem no título, a verão lá no blog português. História de príncipes Todos os fins de semana, príncipe e princesa se viam na capela e planejavam passear juntos. Mas a princesa Sabrina não obtinha autorização. Vivia num castelo perto do lago, com o rei e a rainha, que eram rigorosos com a filha. Chegava um dia a carruagem para buscar a princesa; o príncipe não se conteve. Segurou os cavalos. Rei e rainha espiaram. O príncipe falou e, após uma atônita confabulação real, ouviu-se: – Mas voltem antes das dez!

Receitas para a vida - mais uma participação

Imagem
Vejam a participação da colega Amanda, da turma 8º B. Ela escreveu um poema bonito: Receita Uma dose de amor, Ver uma vez o sol se pôr, Sonhar acordado, Ajudar um necessitado. Rir à toa, Comer comida boa, Abraçar alguém, Sorrir pra além, Contar as estrelas, Brincar de realeza, Dormir até tarde, Ir no carrinho bate-bate. Um pouco de fé, Andar a pé, Cair e machucar, Pra no colo chorar. Tomar ali um sorvete, E bastante leite quente, Ser apaixonada E depois quebrar a cara. São  pequenas alegrias Que dão beleza à vida. Amanda, 13 anos,  8º ano  B, CEF 04 de Brasília. Professora: Celina Silva Pereira, 65 anos, Brasília, DF, Brasil Vejam aqui a publicação do texto da Amanda no blog Histórias em 77 palavras, do escritora portuguesa Margarida Fonseca Santos.

Adjunto adnominal

Imagem
Há palavras que acompanham o nome ou substantivo num sintagma  nominal, como por exemplo em "O belo rapaz". O substantivo, neste exemplo, é a palavra "rapaz". A palavra "belo", que o qualifica, é um adjetivo e tem a função sintática de adjunto adnominal. A palavra "O", que determina o gênero e o número de "rapaz", é um artigo e tem a função sintática de adjunto adnominal, também. Lembramos que as palavras têm sempre uma classe gramatical (como substantivo, artigo, adjetivo) e uma função sintática (como sujeito, núcleo do sujeito, adjunto adnominal). Os adjuntos adnominais podem ser artigos, adjetivos, locuções adjetivas, numerais, pronomes, Observem alguns exemplos de adjuntos adnominais: O rapaz Belo rapaz O rapaz da monitoria Dois rapazes Este rapaz Meu rapaz Locução adjetiva ocorre quando temos um conjunto de palavras funcionando como um adjetivo. O relógio de ouro Em alguns casos, as locuções correspondem a a